sábado, 11 de dezembro de 2010

Portela do Homem/Ramisquedo/Louriça

Um trilho previsto à já alguns meses,este, que nos levaria da Portela do Homem à Louriça.
Os três do costume- eu,Zé Moreira bordejar ,Rui Barbosa carris ,partimos da Portela do Homem em direcção à Louriça sem saber muito bem o que nos esperava.

Vamos dividir este percursos em 3 tartes distintas.

A primeira parte do percurso é feito pelo estradão,que em tempos fora construído para ligar as serras mas interrompido com a oposição das gentes de Vilarinho das Furnas.Não apresenta grande  grau de dificuldade e segue pela raia fronteiriça.A vista sobre o Vale do alto Homem,Bouça da Mó,Barragem de Vilarinho,Pé de Cabril é sublime.
A segunda parte é bastante mais complicada.....atravessa uma boa parte da Serra Amarela  e é feita através de antigos trilhos e de difiçil progressão....valeu-nos por várias vezes o GPS e as mariolas espalhadas pela serra.Esta é a parte mais interessante do percurso,pela visão do topo da serra do Ramisquedo,nascente  e garganta do Cabril,as divisões concelhias e administrativas por muros ancestrais com uma disposição que impressionam,como por exemplo,em muitos lugares seguirem a serra quase a pique.
A  terceira,a partir do Ramisquedo até à Louriça,que se apresenta em frente,mas com um declive abismal,é a mais sofrível....há que contornar o sopé do morro por entre uma floresta,quase toda queimada pelo violento incêndio do Verão passado,e apanhar o estradão que vem do Lindoso e fazer um ultimo esforço para alcançar o topo.

Para mim foi a primeira vez que estive junto às antenas da Louriça e posso afirmar que é um complexo impressionante de telecomunicações,Rádios,Televisão,Marconi,Serviços Secretos,Policias,Bombeiros,Telecom etc.....é um emaranhado de antenas,fios,pequenos edifícios com sistemas de refrigeração,um zumbido permanente,posto de vigia....tudo muito limpo e sem indícios de vandalismo.
A vista da Louriça é sublime dando uma perspectiva da imensidão do Parque PNG desde a Bouça dos Homens,na Peneda,à Nevosa,Altar de Cabrões,Pé de Cabril etc....

Regressamos pelo mesmo trilho com 7 horas e 30 minutos de caminhada, 22 quilómetros percorridos!

Não é aconselhável fazer este trilho sem uma carta ou GPS ou mesmo sem um guia,há grandes probabilidades de mudanças bruscas de  condições atmosféricas.....

Algumas imagens do dia....
 Garganta do Cabril....
aridez da serra a mais de 1000m de altitude....
O tão polémico Ramisquedo,bastante afectado pelo incêndio, visto do topo da serra....
 o negro da "tão aclamada regeneração do solo",nem mesmo com as chuvas as teses cientificas prevalecem na aridez da serra do Gerês.....verdes nem vê-los.... há que fazer trabalho no terreno para depois se opinar....

o Rui no meio do inferno,rodeado por carvão,mais provas?????Louriça ao fundo....
negro e mais negro......

não vou ser o mensageiro da desgraça,sim,felizmente ficou uma boa parte do Ramisquedo intacta....

uma perspectiva do que ficou e que ardeu no incêndio deste Verão nesta ZPT....





finalmente um dos objectivos alcançados.....
Fotografias©João Dias