terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Augusto Canário


Não escondo a enorme paixão que tenho pela concertina.

Ao criar uma rubrica de amigos das concertinas neste espaço,onde era suposto se abordar questões relacionadas com trutas e serras,é apenas para prestar um tributo modesto a uma serie de amigos.

Sou um tocador medíocre mas tenho na minha lista de amizades variadíssimos amigos exímios executantes deste instrumento e com muito talento.

A concertina faz parte integrante da cultura minhota e esteve em vias de se perder,muitas das vezes foi substituída pelo acordeão,muito mais versátil,no reportório do folclore Alto Minhoto. 
Hoje a concertina é o cartão de visita na cultura Minhota,raras são as casas no Alto Minho que não possuem uma concertina.Para isso muito contribuiu o Augusto Canário na divulgação e incremento do  ensinamento deste tão tradicional instrumento.

Augusto Canário é um autodidacta,muita gente não sabe mas deve-se a Ele e à APPCDM(onde é professor) muitas das figuras que aparecem nas mais importantes romarias minhotas,os chamados GigantonesVer aqui.Ao par disso é também exímio executante de vários instrumentos tradicionais,como o Cavaquinho,Viola Braguesa,Gaita de Foles,Violão,Bombos,Sanfona,contudo é na Concertina que ele mais se destacou,muito pela grande paixão que nutre por este instrumento.

Tive o privilegio de ser seu aluno de concertina,ainda nem sequer havia a febre das concertinas(hoje arraial que se prese não pode faltar uma concertina) e posso afirmar que o Augusto Canário,além de um excelente Professor é também um homem com uma sensibilidade incrível a nível humano,talvez fruto da sua vivência profissional,pois trabalha com deficientes.

Tem já uma vasta obra discográfica editada com discos de Ouro e vários de Platina.Faz-se acompanhar por músicos do que de melhor há no Alto Minho.

É com sincero sentido de grande amizade que faço este post em  tributo ao meu grande amigo,já de longos anos,Augusto Canário.

Um abraço a todos os elementos do grupo,por quem também tenho profunda amizade.

Augusto Canário
Miranda
Naty
Zé Frade
Rui Jaco
Tio Zé da Martinha
Rui Lopes
Júlio Viana
Jorge Viana
João Ferreira
Quim Pereira
Sérgio