quarta-feira, 6 de abril de 2011

Rio Froufe

Há rios que por via da pressão  de pescadores durante longos anos deixaram de ter grande interesse para mim e  vão-me caindo no esquecimento,embora passa muitas vezes por perto deles.

Resolvi visitar um deles que em tempos me deu muitas e boas pescarias.Eram outros tempos,não se falava de barragens e o Lima era habitado por grandes Salmões Lampreias,grandes Sáveis e grandes Trutas.Hoje os muros de betão barraram estas espécies que eram a alegria dos pescadores.

Este rio nasce na Serra Amarela e desagua no lima em São Miguel entre os Rios.Não é um rio muito grande mas tem paisagens saídas de um qualquer conto de fadas,vale a pena visitar pois a pesca não é só trutas e as paisagens envolventes são por vezes  a maior recompensa de quem vai à procura de alguma paz de espírito nestes dias de indefinição financeira e desgoverno total deste Pais que já foi grande e hoje está vendido à Europa.

Aqui fica um cheirinho destas fabulosas paisagens e algumas trutas pescadas pelas minhas montagens,ainda muito toscas,mas sempre vão enganando umas trutitas,"deve ser do cheiro do leitão"...