sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Amigos da Pesca



fotografia enviada por Cândido Lamas





É sempre bom ver amigos de longa data e exímios pescadores, neste caso, um dos melhores que eu conheço na modalidade de spinnig.




Era eu ainda muito jovem quando conheci este senhor, no seu consultório. Pelo meio da consulta,e por mero acaso, a conversa descambou para as trutas. Tivemos uma longa conversa e partir daí tornamo-nos bons amigos.



Dr.Candido Lamas não é, nem era, já na altura, um pescador qualquer, era e é tão só um mestre na arte do light spinnig.Já naquele tempo(década de 80)se afirmava-se como um grande conhecedor de muitos e míticos rios, como os da serra da Peneda e Castro Laboreiro.



Muitas vezes trocamos impressões à cerca das gargantas e desfiladeiros, quase intransponiveis,apenas conhecidos de uma pequeníssima franja de pescadores, exemplos da Queda do Malho e Ponte Feia ou mesmo as fragas da Ermida.



A fotografia que ilustra este post foi-me enviada pelo Cândido Lamas(filho) e mostra uma pescaria realizada pelo seu pai num final de tarde de Maio deste ano, em apenas 2 horas, no rio Minho com amostra.
Foi o primeiro a poder confirmar tal feito pois o Dr. veio logo me mostrar, fiquei de boca aberta com três exemplares a rondar o kg e outros três o 500g.



Todos os que passam pelo blog sabem que pesco e sou defensor da pesca sem morte. Muitos se interrogarão porque divulgo pescadores que pescam com morte. Muito simples, não tenho que deixar de ter amigos pescadores por eles optarem por uma modalidade a que a lei lhe assiste, nem impor a mingúem as minhas ideias, porque a partir daí começa o fanatismo e a tão falada "franja da elite fechada da pesca à pluma"embora por vezes me custe muito ver matar trutas em rios já por si frageis.Sinto-me bem ao lado deles e não são raras vezes que estou presente em convívios destes pescadores.... para mim a pesca é também partilha e amizades independentemente das nossas ideologias.