quinta-feira, 22 de março de 2012

Por terras de Lafões

Já vem sendo tradição a visita de cortesia  a alguns amigos pescadores da zona centro.
Fiz-lo no sábado passado com o objetivo de passar um dia de pesca na companhia do meu amigo Miguel e com o seu sogro Sr. António.

Tínhamos delineado previamente fazer um troço de correntes do rio Alfusqueiro,só que quando lá chegamos,por volta das 10 horas,já o cliente da terra regressava.Mesmo assim o que importava era pescar,sugerindo eu que,se esperássemos um bom bocado as trutas regressariam novamente ás posturas.
A sorte voltou a não querer nada connosco pois a nini-hídrica,que fica a montante,começou a descarregar alterando assim o rio com um forte caudal.

Havia então que procurar outros locais,sendo a concessão uma boa alternativa.

Lá começamos a pescar na concessão,mas os resultados não foram famosos,por entre ninfas,afogadas e secas apenas uma truta comeu sem que cravasse.Entrando,o Miguel ia aperfeiçoando a técnica de pescar à pluma,já com nítida evolução desde que pesquei com ele no ano passado.

Como esta gente não brinca com as visitas lá teria eu que fazer jus à tradicional posta de Lafões(um bom naco 500g de tenra carne)regada com um excelente tinto lá da zona.


A dia estava feito e a vontade de pescar da parte da tarde já não era muita mas tinha ficado com a pulga atrás da orelha sobre um rio que ficava próximo.,o Varoso.Como gosto de conhecer coisas novas não perdi a oportunidade de conhecer mais um.
Pareceu-me um rio com potencialidades  de ter algumas trutas mas o que é facto e que não vi nada em cerca de duas horas de pesca,embora o Miguel tenha cravado uma pequena truta  com amostra.
Um dia a recordar...