sexta-feira, 30 de março de 2012

Concessões de Pesca Desportiva › Viana do Castelo Rio Ázere e Ribeira Bostelinho - concelho: Arcos de Valdevez

À muito que tinha em mente visitar esta concessão mas ainda não tinha surgido oportunidade.
Ontem,como tinha a manhã relativamente livre ,aproveitei para sair cedo com o objetivo de fazer sobretudo um passeio ao ar livre e se possível lançar umas efémeras e tricopteros  neste pequeno ribeiro sabendo de ante mão que não iria encontrar grandes trutas ou mesmo se as iria encontrar.

Primeiro de tudo não é muito fácil identificar o local da obtenção da respectiva licença diária ,mas com algumas informações que foram sendo dadas perto do local lá consegui obter o papelinho.

Escolhi,como é obvio,o lote sem morte(3) e lá foi à procura dele através do mapa sacado da net,pois o Sr que passou a licença não me soube dizer onde ficava,o que para mim não faz sentido pois seria de bom senso que os responsáveis pela concessão tivessem dado informação correta ao portador dos livros das licenças.

Depois de várias tentativas para chegar ao pequeno rio,lá consegui com a ajuda de um velho lavrador que me deu informações precisas para o tal lote  3(cerca de 1200 m a pé,através de um velho e ancestral trilho).

O tempo que me restava já não era muito,cerca de 2 horas de pesca,pois compromissos inadiáveis faziam que estivesse em Viana mais cedo.

De facto as minhas suspeitas de que  o caudal seria muito reduzido confirmaram-se,tornando assim praticamente o pequeno ribeiro em charcas,onde algumas trutas procuravam esconder-se.Não havia condições nem animo para pescar nestas condições,tornando a pesca em rios como este um verdadeiro crime.

Mais uma vez terá que se repensar como se faz a gestão dos recursos truteiros nestas condições de seca,onde as entidades gestoras deveriam manter este rio fechado até que se reunissem condições de pesca sustentada,salvaguardando à priori as sobrevivência das futuras gerações de trutas e garantindo em condições ideais de caudal um grande troço de pesca,pois trutas pequenas viam-se com abundância.
Algumas imagens com duas pequenas trutas deste pequeno rio...