quarta-feira, 7 de novembro de 2012

De volta ao Gerês profundo

Depois de largo interregno nas grandes caminhadas pelos velhos  trilhos do Gerês,muito por culpa da época truteira se ter prolongado mais este ano,chegou a época das grandes caminhadas.

Depois de sucessivos adiamentos por culpa das condições climatéricas não serem ideais,ontem estava decidido a caminhar.

Tinha em mente ir aos prados da Messe e se tudo corresse bem ir mais além.O dia estava ideal para uma longa caminhada.
Em princípio era para ter feito a caminhada sozinho mas à ultima  hora tive a companhia do Macedo.
Começamos no já tradicional trilho que parte da Portela de Leonte,subindo até ao Mourô seguindo as velhas(algumas novas)mariolas em direção ao Borrageiro.


Não demorou muito a chegar ás lamas de Borrageiro e Lomba de Pau.Apartir daqui era flectir para a direita e subir o vale até avistar o Conho e o vale do ribeiro do Porto das Vacas tendo como pano de fundo as imponentes Fechinhas e o "farol" altaneiro do Cantarelo.


Aqui a serra é mais rude e agreste dando-nos uma outra perspectiva da imensidão dos grandes glaciares outrora dominantes desta imensa área.


Passamos e visitamos o Conho,com as suas pastagens muito verdejantes e seu imponente penedo,a sua cabana muito bem estimada e com vestígios de ter sido ocupada recentemente,provavelmente por caminheiros de muito bom gosto a avaliar pelos restos do repasto e do vinho de qualidade bebido...pena foi que só lá ficou o vidro,pesaria menos a garrafa vazia....enfim!
Havia também uma cama de urze,lenha recentemente queimada,um par de meias femininas e algum lixo recente.
 
Dali  aos Prados da Messe é um tirinho onde aproveitamos para repor forças e delinear estratégias para o resto do dia.
 Messe,ainda muito verdejante.
Prados Caveiros


Os dias começam a ficar curtos pelo que arriscar aventuras em terrenos desconhecidos por estas alturas pode muito bem ser arriscado.
Avaliamos e ponderamos o regresso,ou pelos prados Caveiros e descer a Costa da Sabrosa ou regressaria-mos mais ou menos pelo mesmo sitio da subida.
Nem discutimos muito,optamos por descer a Costa da Sabrosa.

É só descer esta encosta....muito fácil...será?prefiro subi-la a desce-la.