sexta-feira, 7 de junho de 2013

Diário da viagem à Irlanda 2013 Introdução

Mais um viagem de pesca à República da Irlanda.



Para quem não conhece este é um país com largas tradições na vertente do fly-fisching onde as trutas e o Salmão do Atlântico fazem as delicias de quem pratica este desporto e  a pesca é tratada como um dos mais importantes recursos turísticos do país.


Já no ano passado me tinha apercebido que este país é destino de eleição de muitos turistas oriundos do mundo inteiro,com grande destaque para os europeus,com forte presença de franceses,alemães,holandeses.

Também os portugueses por lá passam com alguma uma frequência mas em numero bastante reduzido,isto a avaliar pelos relatos de registos dos B&B
 
Esta viagem para mim já não era novidade pois já  conhecia grande parte dos mais emblemáticos rios que compõem a parte sul do pais como o Suir,Tar,Blackwater,Duag,Nire entre outros e quase todos os condados que compõem a esta zona, como Tipperary,Kilkeny,Waterford,Offalaly,Cork,mas ainda me faltava conhecer o coração e a parte mais turística e  mais comercial.

Maio é o mês da famosa mayfly e atrai a Galway centenas de turistas vindos dos quatro cantos do mundo, onde o ambiente circundante dos cerca de 50km do lago gira em trono da pesca,com grandes e luxuosas unidades hoteleiras mas também muitos B&B onde os preços são bem mais simpáticos,a cifrarem-se entre 25/35€ por noite,com pequeno almoço incluído.

Não julguem que é um turismo de massas,antes pelo contrario,é de tal forma restrito que,por exemplo,as inscrições  levam anos muitas vezes para  conseguir uma Beat de salmão,mesmo que o dinheiro não seja problema para o turista.

Bom,esta ano teria que ser diferente e a estratégia de pesca passava por pescar o mais conhecido e grande destino mundial de pesca ao salmão,Trutas mariscas e fário;O famoso lago Corrib e se possível tentar pescar um ou dois tramos do Erriff River.
  Loughcorribsatmap.jpg
 Importa informar que a Raynair voa directo à terça e sexta a partir do Porto para Dublin com preços convidativos que rondam os 150€ (ida e volta )desde que a viagem seja planeada com algum tempo de antecedência.A viagem não ultrapassa as 2.20h.